domingo, 5 de fevereiro de 2017

PRANCHA SOBRE A PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE A.’.M.’.


A P.’. I.’. nos faz ver a riqueza do simbolismo utilizada na Maç.’.. Nos mostra que, como na antiguidade, a maç.’. utilizava muitos símbolos para ocultar dos pprof.’. seus segredos, revelando somente aos escolhidos seus ensinamentos.


É nos dito que, sendo o p.’. g.’., o alicerce da filosofia simbólica, compete ao A.’. M.’. o trabalho de desbastar a p.’. br.’., transformando-a em p.’. pol.’., que nada mais é que, através do ensinamento, ocorrer nossa transformação, isto é furtarmos de nossos vícios e defeitos para nos aperfeiçoar moralmente.

Para isso usamos o Maç.’. e o Cin.’., para depois de transformada a P.’. Br.’. em P.’. Pol.’., ou seja, depois de nossa transformação, poder trocar por outras ferramentas para galgar a escada hierárquica da maç.’..

Podemos entender que o Maç .’.e o Cin.’. servem para derrubar nossos obstáculos e superar nossas dificuldades.

Entendemos também que o Cin.’. sem o Maç.’., seria um instrumento praticamente nulo, devendo ser usados em conjunto para o trabalho ser produzido com melhor efeito.

No Pain.’. da Loj.’. encontramos todos os símbolos que um A.’. M.’. deve conhecer.

A Loj.’. deve ter um formato quadrilongo, com comprimento do Or.’. ao Oc.’., com largura do N.’. ao S.’. e altura do Z.’. ao N.’. (da Terra ao Céu). Simbolizando a universalidade da instituição, mostrando também que a caridade não deve ter limites. 

Sua orientação é do Or.’. ao Oc.’. por vários motivos: o Sol, a glória maior do G.’.A.’.D.’.U.’. nasce no Or.’. e finda no Oc.’.; do Or.’. também vem a civilização e a ciência e por último, a doutrina do Amor e da Fraternidade, bem como o cumprimento das Leis também vieram do Or.’..

O sustentáculo da Loj.’. é feito por três CCol.’., a Sab.’., a For.’. e a Bel.’.. A Sab.’. deve nos orientar no caminho da vida, a For.’. deve nos animar a sustentar nossas vicissitudes e a Bel.’. deve adornar nossas ações, nosso caráter e nosso espírito. Estas colunas também representam Salomão pela Sab.’., Hiram pela For.’. e Adonhiram pela Bel.’.. Sab.’., For.’. e Bel.’. também são conceitos de virtudes morais que todo o homem deve ter, principalmente o maç.’., representando a Fé, a Esperança e a Caridade.

O Tet.’. da Loj.’. Maç.’. representa a Ab.’. Celes.’. com seus vários graus de iluminação. No interior da Loj.’., encontramos Ornamentos, Paramentos e Jóias. 

Ornamentos:

O Pav.’. Mos.’.; seus quadrados pretos e brancos representam o antagonismo de todas as coisas da natureza, onde tudo reside em harmonia. Tudo foi criado para viver em perfeita harmonia, não devemos olhar as diversidades como as cores e raças, o antagonismo das religiões e crenças tudo deve nos levar a ver somente que foram criadas para viver na mais íntima e perfeita Fraternidade.

A Orl.’. Dent.’.; representa com seus múltiplos dentes, os Planetas que gravitam em torno do Sol, os povos reunidos em volta de um chefe, os filhos reunidos em volta dos pais, os Maçons unidos e reunidos no seio da Loja para aprenderem princípios morais e espalhá-los aos que nos cercam, independentes de maçons ou profanos.

As Grandes Luzes da Loja são representadas pelo L.’. L.’., o Compas.’. e o Esq.’.. O L.’.L.’. representa o código moral, a Fé que cada um tem e segue, comumente representado pela Bíblia para os cristãos, o Alcorão, o Torá, enfim, todo e qualquer Código Moral usado  a justa que deve guiar nossas ações, que não podem se afastar da justiça e da retidão de nossos atos.

As pontas do Compas.’., ocultas pelo Esq.’. significa que o A.’. M.’., trabalhando na P.’. B.’., não deve fazer uso daquele enquanto sua obra não estiver perfeitamente acabada, polida e esquadrejada.

As Jóias da Loja são três móveis e três fixas. 


As Jóias móveis são o Esq.’., o Nív.’. e o Pr.’., são chamadas de móveis pois são transferidas a cada mandato para os novos Administradores, o V.’., o P.’. V.’. e o S.’. V.’..

Esq.’. - usado pelo V.’. M.’., representa a retidão que o mesmo deverá ter em seus trabalhos e sentimentos perante seus obreiros em Loj.’..

Niv.’. - Decorativo do P.’. V.’., tem em sua simbologia o Direito Natural, que é a base para a igualdade social e que dele derivam todos os Direitos.

Pr.’. - Orna o S.’. V.’. e simboliza o desapego ao interesse ou à afeição no trato com os obreiros.

As jóias fixas são a Pranch.’. da Loj.’., a P.’. B.’. e a P.’. P.’..

A Pranch.’. da Loj.’. serve para o M.’. desenhar e traçar o caminho que o A.’. M.’. deve trilhar para seu aperfeiçoamento. A Pranch.’. é também a chave do Alfab.’. Maç.’..

A P.’. B.’. tem como finalidade o trabalho do A.’. desbastando-a, talhando-a até que seja julgada P.’. pelos MM.’. da Loj.’..

A P.’. B.’. é o material retirado “in natura” da jazida, até que, pelo trabalho constante do obreiro, fique na forma ideal para poder ser usada na construção do edifício. Representa o estado bruto, áspero e despolido até que pelo cuidado e instrução dos MM.’. torne-se um ente Culto, capaz de fazer parte da Sociedade.

A P.’. P.’. ou C.’. é o material finalmente pronto, trabalhado, de linhas e ângulos retos, que o Comp.’. e o Esq.’. mostram que foi talhada de acordo com as exigências. Representa o saber do homem no fim da vida, quando o aplicou em atos de piedade e virtude, verificado pelo Esq.’. da Pal .’. Div.’. e pelo Comp.’. da consciência esclarecida.

São fixas por permanecer imóveis em Loj.’., como um Código de Moral, aberto para a compreensão de todos os Maçons.

*Rui Barbosa - M.’.I.’.

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