Buscando o caminho da Luz, o dicionário informal acendeu o farol: "Luz é a capacidade de compreensão e de propagação de certas verdades tanto espirituais como físicas que cada ser humano traz consigo ao nascer."
Neste toar, os Judeus afirmam que cada pessoa é um microcosmo do mundo, e o destino do mundo é seu. Pois então essa ordem de história espiritual é também uma ordem de serviço individual. “Luz” é o propósito de cada judeu: transformar sua situação e ambiente em luz.
Não meramente afastando a escuridão (o mal) evitando o pecado, mas transformando a escuridão em luz, comprometendo-se positivamente com o bem. Se a luz é o propósito de toda coisa criada, então deve ser também o propósito da própria escuridão.
Pois a escuridão tem um propósito, não meramente deveria existir para ser evitada (deveria apresentar ao homem um escolha entre bem e mal), mas deveria ser transformada em luz.
Quando um Tzadic (homem justo) sai da cidade, saem com ele o brilho e a glória e o ornamento desta. (Fonte: Shemaysrael. Com)
Para o Islã, Allah é a Luz dos céus e da terra (Annur 35).
Allah é a Luz dos céus e da terra, administra o decreto nos céus e na terra e guia a quem habita neles. Portanto, Ele á Luz com a qual se iluminam e se guiam os céus e a terra e tudo que neles existe.
E a luz é amada e procurada por aqueles que têm almas boas e corações puros, e este é um nobre valor, sem a qual a humanidade não pode viver, isto porque a luz transmite a tranqüilidade para a alma, elimina os medos e a tristezas e ajuda no cumprimento das missões e ações dos seres humanos.
Estas são as particularidades da luz material de forma geral. E temos também a luz significativa – abstrata, sentimental – sem a qual o homem não pode viver contente e feliz sendo cumpridor dos seus deveres, porque o homem é composto de corpo e alma, e cada um tem a sua alimentação e necessidades, e a necessidade da alma pela luz ultrapassa a todas as necessidades, e essa luz deve ser real, não pode ser alucinação ou engano. (Fonte: Luz do Slam . Com . Br)
“A recepção da Luz é o ponto culminante da iniciação maçônica, tendo como objetivo maior relação que une o Homem e a divindade.“
"No caminho Maçônico para a Perfeição, o primeiro atributo é o espírito de busca, que pressupõe a consciência intuitiva da existência da Luz; a consciência de ainda não a possuir e o sincero desejo de recebê-la.
O progresso iniciático e o progresso moral se realiza individualmente na medida em que cada um se afasta das influências profanas negativas e busca o seu entendimento e aceitação dos ensinamentos maçônicos.
A Luz ilumina aqueles que abrem os olhos, mas as trevas se revelam para aqueles que os querem fechar. A iluminação é, na verdade, a grande meta de todo ser humano. Ela é o encontro com a nossa essência espiritual. É o contato sem intermediários com a alma imortal, uma das necessidades mais profundas do ser humano."
A Luz é, portanto, a Centelha Divina que está acima e abaixo, dentro e fora, que nos enlaça e irmana no que chamamos de unidade espiritual de consciência.
Dela precisamos para ter vida espiritual, como estabelece o Criador: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem ao Criador, que está nos céus.” (Mateus 5:16)
*Por Bruno Bezerra de Macedo – MM
Fonte: Grupo Memórias e Reflexões Maçônicas
El/Pub/Rimmôn
Nenhum comentário:
Postar um comentário