domingo, 16 de agosto de 2015

"A Cadeia de União"...

É quando se forma a “Cadeia de União” que o Maçon tem um contato mais amplo com os seus Irmãos. Pois é na Cadeia de União que o Maçon recebe e envia a sua energia para os restantes Irmãos através da sua meditação. É nessa simbiose, nesse canalizar de vontades e de pensamentos, que se potencia a união que envolve os Maçons.
 Logo, a “Cadeia de União” é um dos pontos altos de uma sessão maçónica, e não há uma sessão sequer, onde ela não seja executada, tendo um cariz universal. Nela são partilhados os sentimentos e pensamentos dos Maçons em relação aos seus Irmãos, independentemente do local do globo de onde se encontrem, e lhes enviam os desejos de rápidas melhoras (aos que se encontrem enfermos) e de um breve regresso a casa(aos que se encontrem longe de seu lar)... Sendo que, através de uma perfeita execução da Cadeia de União, que melhor se desenvolve o sentimento e espírito de fraternidade que existe entre os Maçons. E só apenas, depois da sua execução ritual, é que em Loja se despedem os obreiros felizes e satisfeitos…
  Os maçons intervenientes na execução da cadeia de união, apesar de serem “peças” soltas; formam no seu conjunto, uma única parte. Pois apesar da sua própria individualidade, os seus desejos são uniformes e a bem da Humanidade. Sendo aCadeia de União executada através da esquadria que deve persistir na conduta do Maçon.
  Mesmo no Templo Maçónico, a Cadeia de União está sempre representada em permanência. Sendo simbolicamente representada através dos ornamentos da Loja. Quer através da “Orla Dentada” que circunda o Pavimento Mosaico, quer pela “Corda dos 81 nós”.
  Pela orla dentada, simbolizando o sentimento de fraternidade que liga todos os Maçons no mundo inteiro. E pela corda dos 81 nós, simbolizando os laços de amor que devem unir os Maçons e a comunhão de ideias que devem todos os Maçons partilhar.
  Concluindo-se assim, que a Cadeia de União é uma partilha mútua de sentimentos e desejos que une os Maçons entre si, estejam eles onde estiverem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário