domingo, 30 de outubro de 2016

ESTRELA BRILHANTE, RUTILANTE, FLAMEJANTE OU FLAMÍGERA?

Fonte: Simbologia Maçônica dos Painéis
Antes de tudo, devemos lembrar que essa Estrela é um símbolo distintivo do Companheiro, o qual está expresso na fórmula de reconhecimento do Grau, razão pela qual entendemos que não deva ser estudada no Grau de Aprendiz. Aliás, consoante este entendimento, nos Rituais do GOB.’., a Estrela foi substituída pela Corda de 81 Nós no rol dos Ornamentos da Loja de Aprendiz. Portanto, aqui, nos limitaremos a etimologia dos termos que adjetivam essa Estrela.

No Emulation Ritual inglês, o símbolo é denominado Blazing Star e o Irm.’. Sadler quando traduziu o Ritual para o português em 1920 para o Rito de York do GOB.’., usou o adjetivo BRILHANTE. Já o tradutor para o espanhol preferiu o adjetivo RUTILANTE.

Destaque-se que nesse Rito, a Estrela não tem a mesma importância e significado dos demais Ritos, não havendo, inclusive, a mesma fórmula de reconhecimento do Grau.

O Rito Adonhiramita também denomina a Estrela como sendo RUTILANTE.

O REAA.’. da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (confederada à CMSB) utiliza o termo FLAMEJANTE.

O Rito Brasileiro e o REAA.’. do Grande Oriente Independente do Estado do Rio de Janeiro (confederada à COMAB) adjetivam a Estrela ora como FLAMEJANTE ora como FLAMÍGERA.

O Rito Moderno ou Francês e o REAA.’. do GOB.’. (neste caso desde a introdução do Rito no Brasil no século XIX) usam o adjetivo FLAMÍGERA.

Portanto, as Potências e Ritos utilizam quatro diferentes adjetivos para a Estela: Brilhante, Rutilante, Flamejante e Flamígera. Conquanto a Verdade seja algo tão complexo que seria temerário alguém se julgar seu detentor, como livre-pensador, não podemos nos furtar a apresentar nossa opinião a respeito do adjetivo mais adequado, com base nos seguintes argumentos:

BRILHANTE: Como é comum que toda e qualquer estrela brilhe, cintile, chamar-se a Estela, que não é uma Estrela qualquer, de BRILHANTE, é muito pouco!

RUTILANTE: Significa muito brilhante, resplandecente, esplendoroso. Embora seja um adjetivo melhor que simplesmente Brilhante, ainda é pouco!

FLAMEJANTE: Vem do latim Flammantis, que significa “que expele chamas”. 

FLAMÍGERA: Vem do latim Flamigerus, que significa “que gera chamas”.

Pois bem, as estrelas em geral, tal como o Sol – que também é uma estrela, de quarta grandeza – e ao contrário da Espada Flamejante, não se limitam a “expelir chamas”, são fontes “geradoras de chamas”, de energia, de vida em nosso planeta. Concluímos, portanto, que o nome mais adequado para o símbolo é ESTRELA FLAMÍGERA.

Excertos do Livro Simbologia Maçônica dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre.
Grupo Memórias e Reflexões Maçônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário